Foto: Jean Pimentel (arquivo/ Diário)
Última Expofeira foi em 2015
O Sindicato Rural de Santa Maria realizou assembleia na segunda-feira para tratar de dois assuntos: a venda de um apartamento onde funcionava a antiga sede, na Rua Coronel Niederauer, e a autorização para comprar uma área rural para a futura instalação de um parque de exposições. Os cerca de 30 associados votantes aprovaram a venda do apartamento, mas pediram um prazo de 60 dias para decidir se o sindicato irá comprar ou não a área rural.
Preço do diesel passará a ter reajustes quinzenais, diz Petrobras
Segundo o presidente Sergio Londero, a previsão é que, daqui a dois meses, seja chamada nova assembleia para votar essa proposta. Ele defende que a entidade precisa pensar grande e investir em uma área própria para construir um parque de exposições, com pavilhões, arena, pista de remate e de tiro de laço para voltar a realizar a Expofeira de Santa Maria. O evento foi realizado pela última vez em 2015, pois a UFSM informou que não cederia mais o Centro de Eventos do campus para a realização do evento. Londero diz que a entidade teria recursos para comprar uma propriedade no interior e ir investindo aos poucos em infraestrutura.
- É fundamental que Santa Maria volte a ter Expofeira, não só pelos produtores rurais, mas pela sociedade como um todo. É de extrema importância voltar a ter uma Expofeira por tudo que ela agrega, para mostrar para os moradores da cidade de onde vem o alimento, a roupa. Falam muito em ecologia, mas não adiante usar roupa e calçado de plástico, que é feito de petróleo. Santa Maria "fabrica" agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas, e para eles também é importante ter uma Expofeira para aprendizado - defende Londero.
Nesses dois meses, os quase 250 associados do Sindicato Rural terão tempo para discutir a ideia e refletir a proposta feita pela diretoria.